A Arte é, muitas vezes, um espetáculo sobre o qual depositamos nosso olhar [já viciadamente “intelectualoide”], o qual pode vir torná-la mera mimese do real e da natureza, enquanto recriação destes.
Responder para que serve a Arte – como está proposto no texto de Alain de Bottom – é um exercício que se arrola há e em diversas épocas e que, até hoje, antepõe o ato de pensar ao de sentir.
Nietzsche, que buscou sensibilizar o conceito de Arte, mostra que, no entanto, uma experiência implica em outra. Isto é: pensar leva a sentir.
É através do questionamento sobre o sentido da Arte que a união de razão e emoção estende-se à sua compreensão.
Uma obra de arte suscita, portanto, o pensamento: sua retórica visual faz-se espelho, no qual nos podemos olhar e, de fato, ver – refletir.
*resposta de prova. nota máxima! =)
6 comentários:
"A arte existe, porque a vida não basta" (Ferreira Gullar)
Parabéns pela nota!
Beijos!
esse é um cara q entende de arte!
AMO! =)
dps achei meu texto mega redundante - falei arte em cada parágrafo haha - mas valeu: achei bonita [e a prof tb] a metáfora do espelho! ^^
beijo, querido
E eu acho que a resposta da prova deveria ser remetida a muito "artista" por aí, viu???
Beijocas!
Moni
és uma gentilindeza!
muah!
Rafaela,
Obrigado pelos seus comentários. Não sei se já lhe disse que seus comentários são sempre muito pertinentes, harmoniosos, lúcidos, irretocáveis... enfim, especiais. Agradeço o carinho e deixo aqui minha retribuição a você, minha talentosa simbolista das horas des-cantadas.
Beijos!
só retribuo o gesto igual! =)
beijobeijo!
Postar um comentário